top of page

Eu não queria sentir isso… Para que servem nossas emoções?

psicopaolapedroso

É muito comum nos depararmos com pessoas que chegam ao consultório desejando parar de sentir alguma emoção. Elas chegam dizendo que não querem mais sentir tristeza, ou que não gostariam de sentir raiva em algumas situações, ou ainda que desejam eliminar seu medo, pois está atrapalhando suas vidas, impedindo-as de realizar coisas.


É super compreensível que as pessoas desejem não mais sentir emoções desconfortáveis, mas você já parou para pensar no porquê essas emoções estão ali? No porquê elas aparecem em algumas situações e não em outras? No que elas podem estar querendo te comunicar?


A verdade é que todas as emoções desempenham um papel fundamental em nossas vidas, e muitas vezes subestimamos sua importância. Elas são como um sistema de alerta interno, indicando-nos algo que talvez não estejamos prestando a devida atenção. Cada emoção que sentimos tem um porquê de aparecer e uma mensagem a transmitir. Em vez de vê-las como obstáculos ou inimigas, devemos entendê-las como aliadas que aparecem na tentativa de nos proteger e nos orientar para uma vida mais significativa.


Cada emoção, seja ela alegria, tristeza, raiva, medo, insegurança, ou qualquer outra, tem um propósito. A tristeza pode nos alertar para a necessidade de introspecção e autocuidado. A raiva pode nos indicar a presença de limites pessoais violados. O medo pode nos proteger de perigos reais. A insegurança pode apontar para uma área da vida que mereça maior atenção e aperfeiçoamento. Portanto, ignorar ou tentar apagar essas emoções pode nos levar a perder informações valiosas sobre nós mesmos e do mundo ao nosso redor.


O objetivo de um processo de psicoterapia não é eliminar ou suprimir essas emoções, mas sim compreendê-las e ajudar cada um a desenvolver recursos para lidar com elas de uma maneira mais saudável, construindo a possibilidade de escolher ações mais alinhadas com seus valores e objetivos, mesmo na presença dessas emoções desconfortáveis. Não se trata de eliminá-las, mas de buscar entender sua função naquele contexto e então escolher o que fazer diante disso.


Portanto, em vez de considerar as emoções como obstáculos a serem superados, podemos abraçá-las como guias em nossa caminhada. Elas nos apontam para aspectos essenciais de nossas vidas que talvez estejamos negligenciando e nos dão a oportunidade de crescer, evoluir e viver de acordo com nossos valores e desejos, tornando-se aliadas para uma vida mais plena e significativa.

O que o seu medo, tristeza, insegurança ou ansiedade podem estar querendo te dizer?









Psicoterapia para mulheres

em qualquer lugar do mundo 

+55 (19) 99801-0614

psico.paolapedroso@gmail.com

Sem nome (3375 x 3375 px)_edited.png

Um espaço para acolher,

cuidar e ressignificar. 

  • Whatsapp
bottom of page