top of page

Acabou, e agora? Terapia e términos de relacionamentos

psicopaolapedroso

Términos não são fáceis, principalmente quando esse fim se deu não por falta de amor, mas por aspectos que acabaram pesando mais do que o amor em si. Independentemente do motivo, terminar um relacionamento significa encerrar um ciclo, e todo fim de ciclo pode estar acompanhado de dor, angústia, medo, tristeza e incerteza, sentimentos que sempre tentamos ao máximo evitar.


Entretanto, olhar para essas emoções, acolher cada uma delas sem julgamentos e olhar para a ferida que ficou, se permitindo falar sobre esses sentimentos, poderá ajudar muito a passar por toda essa fase dolorida.


Términos de relacionamentos também são processos de luto, luto daquilo que foi sonhado ao lado da pessoa, luto dos planos, dos objetivos, da expectativa que foi gerada. Por isso, torna-se importante vivenciar esse período contando com um suporte emocional que permita recalcular a rota e descobrir novos sonhos, desejos e objetivos para sua vida.


A terapia pode oferecer um ambiente seguro e confidencial para as pessoas expressarem seus sentimentos e pensamentos após um término de relacionamento, um lugar em busca de autoconhecimento para descobrir a melhor forma de seguir em frente, levando em conta o que importa e faz sentido para cada um.


Não existe receita ou fórmula mágica para superar o fim de uma relação, mas existe sim a possibilidade de encontrar na situação uma oportunidade de redescoberta de si mesmo, de valores, de sonhos e de novas e diferentes experiências e alegrias.


Permitir-se conhecer a si mesmo mais profundamente e identificar seus valores e desejos também serão aspectos importantes na construção de novas relações futuras, permitindo o reconhecimento de limites saudáveis, compatibilidade e expectativas sobre o que se espera em uma nova relação. Além disso, também é importante trabalhar experiências negativas de relacionamentos passados para que elas não afetem relações futuras que não foram responsáveis por essas feridas anteriores.


Ingressar em um processo terapêutico poderá auxiliar na reconstrução da autoimagem e no estabelecimento de uma nova narrativa de vida, permitindo o desenvolvimento de resiliência e autonomia emocional. O suporte de um terapeuta neste momento pode proporcionar clareza, compreensão e a ajuda necessária para superar desafios emocionais e psicológicos relacionados a um término.


Superar um término leva tempo, dói e requer muita paciência e determinação. No entanto, existe, sim, uma vida após o término, e é possível preencher o vazio deixado, olhando e cuidando da pessoa que mais importa: você.



Psicoterapia para mulheres

em qualquer lugar do mundo 

+55 (19) 99801-0614

psico.paolapedroso@gmail.com

Sem nome (3375 x 3375 px)_edited.png

Um espaço para acolher,

cuidar e ressignificar. 

  • Whatsapp
bottom of page